Logon
Blog

Shantala: a arte indiana que acalma e estimula

Interagir com o bebê e proporcionar momentos de bem-estar são os principais objetivos da técnica chamada shantala.

Interagir com o bebê e proporcionar momentos de bem-estar são os principais objetivos da técnica chamada shantala. A massagem, de origem indiana, é aplicada pelos próprios pais, em crianças com mais de um mês de idade. Repetindo movimentos e alongamentos, é possível trabalhar a musculatura do bebê e as articulações.

Mas de onde surgiu a shantala?

A técnica foi batizada com esse nome pelo obstetra francês Dr. Frederich Leboyer que, em uma viagem a trabalho para a Índia, observou uma mãe massagear o seu filho pequeno ao ar livre. Seu nome era Shantala, e ela ensinou ao médico os movimentos e o deixou registrar a técnica em imagens.

Desde então, muito se tem estudado e pesquisado sobre como o método indiano possui papel importante no fortalecimento do vínculo materno por meio do toque – um contato capaz de equilibrar as emoções e acalmar os bebês.

Estudos mostram, ainda, que a shantala ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento de problemas relacionados ao sistema gastrointestinal, como cólicas e prisão de ventre.

Quando começar com a shantala

A massagem pode ser aplicada quando os pequenos completarem o primeiro mês de vida, pois nessa idade eles têm uma melhor maturidade da pele e a região do umbigo já estará praticamente cicatrizada. 

A fisioterapeura Janayna Bispo Araújo Costa, da Maternidade Brasília, explica que a shantala é aplicável na fase em que o bebê ainda não tem controle sobre todos os movimentos do corpo, porque serve de estímulo. “É quando ainda não rola, não senta, não engatinha. Mas nada impede que continue fazendo a massagem depois dessa fase até os sete anos ou até quando elas aceitarem a prática, por exemplo”, completa a fisioterapeuta.

Mas atenção! Não é indicada caso a criança apresente sinais como febre, diarreia ou resfriado, para não aumentar o desconforto decorrente dessas complicações. Além disso, a prática é contraindicada em crianças que estejam com fome ou logo após serem amamentadas.

Como fazer

Os pais só precisam de algumas gotinhas de óleo vegetal para deslizar as mãos e aprender os movimentos corretos para atingir objetivos como acalmar o bebê, eliminar gases, cólicas e prisão de ventre ou deixar o sono mais tranquilo.

– Deixe o bebê com a fralda mais folgada possível;

– Esfregue o óleo vegetal na mão para aquecê-lo; 

– Deslize as mãos no peito e na barriga do bebê, do centro para fora;

– Leve a mão da virilha ao ombro em diagonal; 

– Na barriga, passe as mãos alternadamente, do peito para o umbigo, no sentido horário;

– Nos braços, puxe suavemente do ombro até a mão;

– Depois faça o movimento de rosca nos braços do bebê;

– Faça movimentos circulares na palma da mão do bebê;

– Em seguida estique delicadamente cada dedo; 

– Deslize a palma da sua mão na mão do bebê;

– Repita o mesmo procedimento dos braços nas pernas e nos pés;

– Por fim, nas costas, faça movimentos de vai e vem. 

Para conhecer um pouco mais sobre a shantala, a Maternidade Brasília incluiu um módulo sobre a massagem no Curso para Gestantes.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .