Logon
Blog

Dia Mundial da higienização das Mãos

Um bebê é tão fofinho! Parece que todo mundo em volta quer chegar perto.

​Talita Messias Pereira da Cunha - Enfermeira do Núcleo de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde da Maternidade Brasília

Um bebê é tão fofinho! Parece que todo mundo em volta quer chegar perto, fazer carinho, principalmente aqueles que acompanharam de perto a gestação, com um misto de curiosidade, expectativa e ansiedade. Haja espera! 

Com os corações inundados de amor recebemos essas pessoas pequenininhas num período que exige cuidados intensos, não só dos papais e mamães, mas de toda uma comunidade que envolve a família, os amigos e também os profissionais de saúde. De todos os cuidados necessários, existe um que é bem simples, mas que jamais pode ser negligenciado, higienizar as mãos para preservar a vida! É tão importante que dedicamos um dia no mundo inteiro para te ajudar a lembrar disso!

Dia 5 de maio é o Dia Mundial Da Higienização Das Mãos! A higiene de mãos protege contra as infecções, principalmente no ambiente hospitalar. Lembre-se deste cuidado simples e higienize as mãos ao cuidar do seu bebê e oriente os familiares e visitantes a fazer o mesmo antes de tocá-lo.

Já o profissional de saúde deve realizar a higiene de mãos nos 5 momentos, conforme orientação da OMS:

  • Antes de tocar no paciente.

  • Antes da realização de procedimentos assépticos.

  • Após risco de exposição a fluidos corporais.

  • Após tocar o paciente.

  • Após tocar áreas próximas ao paciente. 

Outro fator importante é a técnica utilizada. Devemos higienizar TODA a superfície das mãos. Friccione palmas e dorso em movimentos circulares. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigital. Esfregue os polegares de cada mão com a ajuda da outra mão. Em movimentos de vai e vem friccione as articulações de uma mão com o auxílio da outra. Junte os dedos e friccione as polpas dos dedos na palma da outra mão e vice-versa. Esfregue o punho com o auxílio da outra mão e vice e versa. 

Essa técnica é a mesma tanto para o álcool quanto para água e sabão. É obrigatório usar água e sabão se houver qualquer sujidade visível nas mãos. Nas outras situações utilize o álcool. Demonstre amor e cuidado aos pequeninos higienizando as mãos. Que tal deixar um frasco de álcool gel sempre por perto?

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .