Logo

Amamentação

3 minutos de leitura

Doe leite materno e ajude a salvar a vida de muitos bebês

Cada gota que você doa significa muito para quem recebe.
EMB
Equipe Maternidade Brasília - Equipe Maternidade Brasília Atualizado em 01/03/2020

Doar leite materno para um bebê é tão importante quanto doar sangue para qualquer pessoa. E não só a rede pública precisa da doação de leite, mas também a rede privada, como é o caso da Maternidade Brasília, pois ambos ajudam a salvar vidas. Conheça abaixo todo o processo para fazer a sua doação, mamãe!

Como retirar o leite das mamas?

• Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (auréola) para a corpo;
• Coloque o polegar acima da linha onde acaba a auréola;
• Coloque os dedos indicador e médio abaixo da auréola;
• Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;
• Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite;
• Despreze os primeiros jatos ou gotas;
• Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com pano limpo, com a abertura para cima;
• Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da auréola;
• Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

Como guardar o leite coletado?

Anote, na tampa do frasco, a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite. Após cada coleta, o frasco deve ser fechado imediatamente e guardado no freezer ou no congelador. Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento. Para completar o volume de leite no frasco sob congelamento, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos e escorra-o sobre um pano limpo até secar.
Após todo o processo acima indicado, é preciso colocar o leite recém-ordenhado sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco. Guarde o frasco imediatamente. Após a ordenha em que o frasco de vidro esteja completo, a mãe deve ligar para o banco de leite humano e o leite será transportado adequadamente. O leite humano ordenhado pode ficar no freezer ou congelador da geladeira por até 10 dias, quando deverá ser transportado ao banco de leite humano.

Você sabia?

• A produção de leite depende do esvaziamento da mama. Então, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz;
• Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança;
• Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente;
• 1 litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso de prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado;
• Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Como posso fazer a doação?

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Entre em contato com o nosso banco de leite e informe-se!

Doar seu leite é doar amor e saúde para os bebês que necessitam
O banco de leite da Maternidade Brasília é certificado com Padrão Ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Nossa equipe multidisciplinar especializada em aleitamento materno garante a excelência assistencial tanto para as mães que querem doar, quanto para as que precisam de doação. O leite humano é tão valioso que não tem preço. Para o bebê prematuro, o leite humano é o melhor alimento, fonte de fatores de proteção e garante o menor tempo de internação.

A sua doação pode salvar vidas! Seja uma doadora. Se você está amamentando ou precisa de mais orientações, procure nosso banco de leite humano. Doe seu leite materno para a Maternidade Brasília. (61) 2196-5300. #EuDooLeitePraMaternidadeBrasília.

Escrito por
EMB

Equipe Maternidade Brasília

Equipe Maternidade Brasília
Escrito por
EMB

Equipe Maternidade Brasília

Equipe Maternidade Brasília